Séculos de Moda



Moda é mais que roupa, é representação de um tempo. Quando se pensa em determinadas épocas, algumas das primeiras imagens que vêm à mente são trajes característicos.

Para compreender melhor o que vemos nas passarelas hoje, direcionar o olhar para o passado, mesmo distante, pode ser uma ótima opção. Assim, entendemos as transformações apresentadas nas silhuetas, tecidos e técnicas de produção.

Um bom exercício para colocar o que foi dito em prática é a exposição Fashioning Fashion: European Dress in Detail 1700-1915, que acontece desde 2 de outubro no LACMA – Los Angeles County Museum of Art.

A mostra traz mais de 75 figurinos inspirados por endumentárias que vão da Idade Moderna ao período que antecede a I Guerra Mundial e já configura-se como uma das mais importantes coleções de vestuário histórico. A ênfase na Europa está no fato de ser, até os dias atuais, um polo de forte influência estética para o restante do mundo.

Como parte da divulgação, foi desenvolvido um catálogo. O prefácio é assinado por nada menos que John Galliano, estilista claramente influenciado por roupas de época, e o design, pela famosa agência Pentagram. Veja algumas imagens.






Imagens: divulgação

A exposição segue até o dia 6 de março do ano que vem. Dá tempo de juntar uns trocados para conferir!

2 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso o conteúdo daqui. Já assinei o Feed.
Beijos

Rafa

Carolina Loose disse...

Ei Rafa,

Que bom que você gostou do conteúdo do Binóculo.
Procuramos sempre novidades interessantes para postar aqui!
Chega de mesmice não é mesmo?

Beijos

Postar um comentário