Arte pública


Fernanda Gomes e sua instalação

A Praça da Estação, no centro de BH, é um local por onde transitam milhares de pessoas diariamente. Um público que, em sua grande maioria, jamais teve contato com qualquer tipo de exposição artística. A falta de oportunidade abarca muitas questões socioculturais, incluindo o fato de estar à margem dos planos de boa parte do que é desenvolvido na cidade. Para incluir essa parcela, nada mais adequado que uma instalação chamada "Pare de me ignorar". Esse é o novo trabalho da artista Fernanda Gomes, que teve início no sábado.

Trata-se de uma câmara em grande formato no qual são projetadas imagens de um desfile em tamanho real. Há cadeiras para que se forme uma plateia, e, por meio de sensores, os personagens no telão respondem às reações dos expectadores. "Gosto de explorar até onde as pessoas influenciam o comportamento umas das outras, seus papeis sociais, suas ações", comentou Fernanda, ressaltando que essa obra começou a ser pensada em 2009. Na época, realizou, no mesmo lugar, a instalação "Não sei ser rótulo". "Naquele ano, havia um tapete vermelho pelo qual as pessoas entravam numa grande caixa e se deparavam com um público virtual entediado. Assim que houvesse movimento, a plateia reagia aplaudindo. Era algo que foi pensado para ser uma experiência individual, mas muitos acabavam entrando acompanhados. Foi então que imaginei uma ação que pudesse ser feita incluindo várias pessoas e que também questionasse esses valores comportamentais", contou.

A artista também disse que prefere trabalhar em grandes espaços públicos e que utiliza a moda como suporte de linguagem devido ao seu forte caráter imagético. "O que vestimos acaba comunicando muito sobre nós, assim como a maneira de agir nas diversas relações sociais".



O público participa da proposta da artista

A instalação fica durante todo o tempo na Praça da Estação até o dia 29. Experimente e descubra até onde vai o seu tom de provocação.

Observação:
As fortes chuvas acabaram prejudicando a obra, que passa por reparos, mas estará nova em folha a partir de quarta-feira.