Inspirações e Xerox



Um dos assuntos mais relevantes desses dias certamente foi o resgate dos 33 mineiros chilenos. A situação configurou-se de uma maneira tão cinematográfica que não foi difícil começarem a especular versões hollywoodianas – medo – dos fatos. O filme pode ainda estar no imaginário coletivo, mas o designer Adam Campbell, espertinho, já transformou sua ideia em poster de divulgação.


Imagem: reprodução

E falando em poster, esse trabalho me lembra os de um outro profissional, Olly Moss, que tem uma série pontuada por filmes em que ele utiliza uma semelhante coordenação de cores e de tipografias.

Imagem: reprodução

Colocar ambos emparelhados, novamente, me fez vir à cabeça um outro assunto que movimentou a rede nos últimos dias, de modo mais localizado, é verdade, mas que fez um barulho considerável. O embate África x Mico Toledo, que parece já ter sido resolvido, mas que explicitou um assunto que sempre aparece nas rodas de conversa de quem trabalha com criação: inspirações e cópias. Não que o caso dos rapazes dos posteres seja plágio, ao menos para mim. Mas esses trabalhos, comparados ao ocorrido entre a agência e o ilustrador, deixam muito claro que referência e xerox não são sinônimos.