Fiat + Binóculo

Foi-se o tempo em que para ser considerada grande, uma empresa deveria se preocupar apenas com a excelência do produto que propõe ao mercado. Claro, esse é um ítem indiscutível, porém, o investimento em outras áreas, como cultura e lazer, agregam um outro tipo de valor que vai além do controle de qualidade. Fortalece a aproximação e empatia com o público, o que pode ser decisivo na hora da escolha por esta ou por aquela marca.

É o caso da Fiat. E podemos falar com conhecimento de causa. Na semana passada, fomos convidados via Remix Social Ideas a conhecer o Centro de Estilo da marca, além de desvendar os bastidores da Casa Fiat de Cultura.

No Centro de Estilo, fomos informados sobre como acontece a criação do Novo Uno. Ficamos por dentro de como são as etapas, que começam com pesquisa, desenho - inicialmente feito à mão - a modelagem, e, enfim, o acabamento. São mais de três anos de trabalho até os carros estarem prontos para as ruas.


A turma que fez parte das atividades. Da esquerda para a direita: Cris Guerra e seu sócio, do Hoje vou Assim; Rafael Venturelli, da Remix Social Ideas; Anna Lara e Amanda de Mendonça, Wanderlust; Janara Lopes, Ideafixa; Jader Maia, do marketing da Fiat; Carol Loose, fazendo as honras desta casa e Felipe Tofani, do Pristina

Pausa para almoço na deliciosa Casa Bonomi.



Carol por Anna



Jader e Rafael

As Wanderlusts Amanda e Anna

Após o almoço, foi a hora de conhecer melhor Casa Fiat de Cultura. Trata-se de uma instituição inaugurada em 2006, sem fins lucrativos, mantida pela Fiat Automóveis e demais empresas do Grupo Fiat. Sua finalidade é difundir a cultura brasileira e mundial, promovendo a integração social por meio da atuação junto às comunidades e grupos sociais de todos os segmentos.

Nosso primeiro contato com esse espaço foi em 2008, durante a mostra "Com que roupa eu vou?". Desta vez, pudemos ver ainda mais de perto o seu funcionamento. Em cartaz, estava a exposição "Roma - A vida e os imperadores". Contando com a curadoria de Guido Clemente e Paolo Liverani, o acervo possui mais de 300 peças que representam os fatos e personagens daquela sociedade. Após passar por terras mineiras, Roma segue para o Masp, o Museu de Arte de São Paulo.












Além de toda a beleza, o público pode conferir as obras com uma proximidade nada comum em grandes galerias. É possível ver as texturas e cores dos objetos e ficar encantado com a riqueza de detalhes.

Foi uma experiência muito bacana! Agradecemos o convite e ficamos realmente satisfeitos de poder conhecer mais de perto não só uma das maiores empresas do mundo, como também seus projetos culturais e o que tem sido feito para a difusão desse conteúdo. :)