O Belo é Útil



Falar sobre o que é belo não é uma tarefa das mais fáceis. É controverso: A beleza nem sempre faz jus à sua carga adjetiva. Não para todos, não ao mesmo tempo. Portanto é diversa, plural. Sob essa temática, uma bela surpresa chegou até nós por email. Foram as imagens do Diário de Bordo da Lápis Raro. A cada ano, a agência lança um livro com páginas prontas para receber anotações feitas durante reuniões, agendamento de compromissos e registros de ideias de funcionários, clientes e parceiros.

O tema, desta vez, foi "O belo é tão útil quanto as coisas úteis", que surgiu a partir de experiências da diretora de criação, Carla Madeira. Pinçado de um trecho do livro "Os miseráveis", de Victor Hugo, o conceito foi, literalmente, emoldurado em madeira vermelha com suporte para ser transformado num quadro propriamente dito. Suas quatro opções de capa, impressas em papel holandês, por causa de sua textura de tela, reforçam o caráter de objeto estético.






Ficha técnica (Diário de Bordo):
Criação: Carla Madeira e Saulo Guarise
Direção de Criação: Carla Madeira
Supervisão de Criação: Cristina Cortez e Daniela Piancastelli
Aprovação: Carla Madeira, Simone Moreira, Letícia Ladeira e Juliana Duarte
Ilustrações (guardas): Rui Loureiro
Imagens (capas): Getty Images
Produtora Gráfica: Poliana Alves


Se você quiser ver mais imagens, acesse o Flickr do Saulo, que aliás, foi quem nos enviou as imagens. Obrigado!

Extra:
Além do Diário de Bordo, a Lápis Raro também desenvolveu um hotsite seguindo a mesma temática. Interativo, propõe o envio livre de imagens que retratem Belo Horizonte. Diversos olhares sobre diferentes belezas. Nós temos uma foto por lá, mas não vamos postá-la aqui. Deixamos a dica: é uma perspectiva esverdeada, feita de baixo para cima, no interior de um grande edifício do centro da cidade. Assim, você fica curioso para ver o resultado, além de conhecer o que as outras pessoas fotografaram. Corre lá!