Pocket Show Supernova

Com a proposta de descobrir, orientar, promover e divulgar novos talentos da moda e design em Belo Horizonte, a Supernova realizou um trabalho com cinco estilistas: Jéssica Diógenes, Luciana Couto, Viviane Modesto, Pedro Embiruçu e Raphael Ribeiro.

No dia 14 de dezembro, esse time de novos profissionais realizou um pocket show apresentando coleções para o inverno na casa Chicletes com Guaraná. Para isso, contaram com a coordenação do stylist e produtor Rodrigo Cezário e da consultora em marketing style Natalie Oliffson.

O Binóculo não poderia deixar de marcar presença num evento bacana como esse, que apresentou mais que um desfile, uma mostra de conceito.


Viviane Modesto no comando da Miró kids

Luciana Couto, reaproveitando materiais de partes de automóveis

Pedro Embiruçu com sua coleão Future Love Dangerous

Jéssica Diógenes buscou referências nas bonecas Matryoshkas

Raphael Ribeiro apresentando o tema Heterogêneo

O talentoso estilista Raphael Ribeiro, nos contou um pouco sobre sua coleção, que teve como referência o tema Heterogêneo. Trata-se de uma continuidade da exposição realizada pelo Supernova durante o Minas Trend Preview de Inverno 2010, cujo tema era água. "Quando fui pensar sobre água, não queria a parte lúdica ou poética. Queria falar sobre algo 'politicamente correto', mas não no sentido sustentável. Eu não usei o plástico com esse intuito. Gosto do material e tanto ele quando a água são translúcidos. Era esse link que eu precisava", comenta. A palavra Heterogêneo surgiu quando Raphael pensou na relação física entre a água e o lixo – tirando todas as questões políticas envolvidas – e como esses dois elementos se comportavam juntos. " Foi quando me veio a imagem dessa mistura heterogênea, do lixo dentro da água e dessa possibilidade de identificá-los. Por isso decidi estampar uma imagem real de lixão e trabalhar com o plástico (translúcido como a água) por cima das peças estampadas", explica.




Além dessas formas, o estilista buscou outras maneiras de representação como fio de nylon para simular a água. Ele conta que a ideia surgiu durante um banho, quando notou a semelhança entre o material e o líquido que caída do chuveiro. Outra simbologia foram os saquinhos plásticos que criavam um movimento muito parecido a água nos rios. "Para a balaclava com aplicações desses saquinhos, pensei no caos que essa mistura gera ao planeta e até mesmo no afogamento de uma pessoa nesse desespero da água te consumir. E essa água é representada por um ‘suposto’ lixo, no caso, o saquinho plástico", define.
O shape tem a referência da moda praia antiga. Maiôs masculinizados que lembram roupa de luta livre mexicana e biquínis simples em formato de triângulo, com calcinha parecendo "calçola da vovó".

Fotos:
Bureau de moda, Bárbara Magri e Leca Novo