Lispector Verão 2011



A Lispector, loja que fica na Savassi e que frequentamos há um tempo, desde quando era na Galeria 810, lançou um vídeo muito bacana para o Verão 2011. Em uma de nossas visitas, o Victor, proprietário da marca, já havia nos adiantado que o conceito seria folk, cheio de sutilezas. O resultado surpreendeu tanto que conversamos com ele para que pudesse passar mais detalhes sobre a concepção. Olha que interessante!

"Minha inspiração veio mesmo da minhas origens, que são todas de fazenda dos meus avôs e da minha infância. De um tempos pra cá, não ando casando mais com toda essa indústria de consumo exagerado, descartável e acelerado. Comecei a pensar nas questões da reciclagem de peças do passado e isso foi ao encontro do trabalho da estilista Bruna Foreaux, que tem um acervo incrível de família. Ali tem uma estória que pode ser recriada e fazer parte de outras pessoas. Ela customizou várias peças, inclusive bordados feitos por suas próprias mãos, e deu uma nova vida a essas peças que ainda merecem ser usadas! Reinventando-as em um mundo já saturado delas e que anda bem escasso de novidades.

Acho que chegamos num estado industrial tão forte e cruel que nós, profissionais da moda, temos a obrigação de fazer esse papel e mandar o recado: 'hey, você já percebeu como estamos ficando robotizados e cada dia mais angustiados?' Andei pensando muito sobre isso. A volta às origens rurais ou folk num, termo mais fashionista [risos], me fez pensar mais nas coisas orgânicas e menos artificiais. Não quero levar uma vida hippie anos 70, mas quero leveza e suavidade nas coisas. E preciso ter tempo para o tempo! E me preocupar mais com uma produção menor de peças, com acabamento mais delicado. De me preocupar com a reciclagem de sobras de materiais e fazer coleções menores e mais bem trabalhadas.

Na Lispector era assim no começo. Não quero fabricar 100 peças iguais e ver meus clientes uniformizados na rua, ou mesmo enxergá-los como um cifrão. Cada ser é um ser! Tenho pensado muito sobre a abertura do meu atelier, de poder desenhar o que realmente tenha algum sentido e poesia....é preciso mais doçura nessa vida.

Não podemos mais fechar os olhos e ficarmos com atitudes e comportamentos burgueses, que pra mim, estão falidos e não fazem mais sentido neste século. Como digo no final do vídeo: nem tudo que temos de puro merece ser abandonado".

Toda essa sensibilidade pode ser vista no vídeo a seguir. Reserve alguns minutos do seu dia e desacelere. Faz bem!


Concepção: Victor Charlier
Produção: Bruna Foreaux
Assistente: Arthur Camargos
Modelo: Izabela Ribas
Vídeo: Fábio Lamounier e Paula Dante
Música: Bunny in a Bunny Suit - Simone White