Aprendendo com as crianças


Primeiros esboços da personagem Willa. Reprodução

Tenho uma sobrinha com pouco mais de quatro anos. Mariana. Por questões geográficas, não a vejo com frequência, e, quando isso acontece, sou convidado – na verdade, intimado naquele timbre típico das crianças dessa idade – a acompanhar todos os seus passos. Ela já possui algo que seria um “livro de processo pré-escolar”, com imagens feitas por grãos e sementes, além de recortes de revistas, quase sempre em tons de rosa, sua cor preferida. Ela não sabe, mas já é adepta do magenta e certamente não tem ideia do risco que isso representa...um provável futuro cercado por horas-extras e tabelas cromáticas.

Fazem parte da visita as sessões de desenhos animados. Entre Backyardigans e Peixonauta, um título me chamou realmente a atenção: Willa e os Animais. Ilustrações retrô, padronagens, arquitetura modernista e mobiliário space age. Cada um desses temas, separados, já são capazes de me fisgar, mas, colocá-los juntos é golpe baixo. Difícil desgrudar os olhos da tela.

Imagens: Discovery Kids

Willa lembra uma Amélie Poulain mirim. Vive um mundo particular, porém, ao invés de conspirar pelo destino alheio, coleciona animais e sempre chega em casa trazendo novidades como um elefante, uma girafa ou um jacaré. A fauna adquirida, automaticamente, passa a acompanhá-la onde quer que vá. A série franco-canadense é criação do escritor de livros infantis Dan Yaccarino e tem como diretor de arte Adrian Thatcher, premiado com um Emmy este ano por esse belo trabalho. Clique para ver os detalhes de alguns cenários.





Imagens: reprodução

Além de divertir, desenhos como esse prestam um papel de alfabetização visual dentro de uma cultura que carece, cada vez mais, de um ajuste severo na noção de bom senso, tão distorcido por reflexos espelhados e degradês desnecessários. Ponto para a Willa. Ponto para a Mariana.

Serviço
Willa e os Animais faz parte da grade do Discovery Kids e é exibido de segunda a sexta, às 12:00 e às 21:30, e nos fins de semana às 21:00.

4 comentários:

Mixsórdia disse...

Gostei!
Vou ver hoje à noite e indicar pras mamães amigas.
Bjs,
Débora

Carol R. disse...

Adoro criancices

Renato Loose disse...

Oi, Débora.
Indica que vale a pena. Só acho uma lástima esse desenho não ser mais popular. Nunca vi nem DVD para vender em lojas especializadas.
E que bom vc por aqui.
:)

Renato Loose disse...

Carol, acho que a gente tem muito o que aprender com os pequenos. Eles costumam ter umas referências ótimas.

Postar um comentário