Empreendedorismo Fashion



A Feira do Empreendedor, evento promovido pelo Sebrae, este ano, contou com palestras e seminários voltados para o mercado da moda. Grandes nomes estiveram por lá e passaram as suas experiências para profissionais e estudantes da área.




Pela manhã, participei de uma oficina de aprendizado com o estilista Ronaldo Fraga, que falou sobre o seu processo criativo – e bota criativo nisso! Ele transformou uma sala com mais de 700 pessoas em sua equipe de estilo, nos apresentando histórias para o desenvolvimento de uma coleção. Ronaldo ensinou que a moda é interpretação de texto, o que torna cada leitura única. Como fã, me senti emocionada quando ele mostrou um vídeo sobre os bastidores de seu ultimo desfile, contendo todo processo, desde os primeiros ajustes até os aplausos para o criador.

Durante a tarde, aconteceu o seminário Que Moda é Essa? no qual Ronaldo mediou um bate papo entre os estilistas Kátia Barros, criadora Farm, e Gustavo Lins. Kátia contou a trajetória de sucesso da marca super carioca, que começou na Babilônia Feira Hype, em uma banca de 4x4, com roupas super coloridas e diferentes. Hoje, está presente em 35 pontos no Brasil, com lojas LINDAS de se ver e aconchegantes para os seus clientes fieis. Foi uma verdadeira aula de empreendedorismo inteligente, de como investir e de como conquistar os consumidores.




Gustavo Lins contou como conseguiu entrar no mundo fechadíssimo da Alta Costura. O arquiteto e estilista uniu as duas profissões para criar peças com uma estruturação perfeita, literalmente como um projeto arquitetônico. Saiu de BH para o mundo, aprendendo em várias casas de renome em Paris, como Louis Vuitton e Jean Paul Gaultier, além de ter trabalhado com John Galliano, diretor artístico da Dior. Ele nos contou que o Brasil serve de inspiração para suas obras, afinal um país com cultura carnavalesca tem ou não criatividade de sobra?



Para completar o dia, Glória Kalil apresentou uma palestra sobre os Rumos da Moda, destacando tendências e atualidades da indústria, além de falar sobre o perfil dos consumidores, tanto do Brasil como do mundo. E fica a dica: tendência não é seguir tudo o que falam, e sim ser criativo. Conhecer o seu corpo e o seu estilo. Usar apenas o que tenha a ver com a sua personalidade.

Crédito:
As fotos deste post tiveram a participação mais que especial da nossa fotógrafa Mariana Baeta.
:)

4 comentários:

Anônimo disse...

Ai! Sou fã Kátia não pelas roupas da Farm mas ela e o Marcelo conseguem trabalhar bem demais a marca! É um caso raro no Brasil!
Queria ter ido na feira mas né? Trabalho chato, chefe careta que nunca ia me deixar faltar pra isso!!rs
Bjos!

Liza disse...

Infelizmente não deu pra participar do seminário a tarde e nem pra ficar até o final da oficina com o Ronaldo. =/
Mas o pouco que ouvi já foi ótimo!

(Ótimo também foi ter te visto, Carol! Já que a senhora anda sumidinha. Huhu...)

Beijon.

Carolina Loose disse...

Ei Bia,

Menina, fiquei chocada com a inteligência da administração da marca. Uma verdadeira aula para quem quer ter sucesso no mercado da moda.

Pena que não deu pra você ir, mas da proxima tenta...é um bom aprendizado.

beijos

Carolina Loose disse...

AAAAh Liza, chato mesmo você não ter ficado até o final, a oficina dele foi ótima e os seminários também.

E sempre bom ver você, temos que nos encontrar mais vezes!

Beijosmeliga.

Postar um comentário