Coluna Adore Vintage: So Far Away



… Há lugares dos quais vou me lembrar por toda a minha vida, embora alguns tenham mudado
nem sempre para melhor, alguns já nem existem, outros permanecem… Nada mais a fazer exceto tranca-los em minha mente.
Procuro seus fantasmas em cada canto. Será que ninguém fica mais em um lugar ?.







Adore Vintage é uma coluna cujos posts são idealizados pelo casal Stephanie Padilha e Alan Alves, que juntos foram o coletivo Tear for Two. Conheça o trabalhos deles aqui.

Binóculo Tatuado

Adoramos documentários. Gostamos de registrar um processo criativo, conhecer de perto detalhes. É o caso do trabalho que fazemos com Léo Neguin, responsável pela maioria das estampas que cobrem nossa pele e, portanto, tatuador oficial do Binóculo. O resultado sairá no final do primeiro semestre deste ano, mas o teaser do que vem por aí você pode conferir no vídeo abaixo. E detalhe: desta vez, nos alternamos nas funções de captação e passamos para o outro lado das lentes, "emprestando" nossos braços para receber mais cor.

Filmes Encadernados



Quem aí consegue acompanhar todas as novidades que são lançadas diariamente? São tantas atualizações, e em tão pouco espaço de tempo, que fica difícil absorver tudo que é oferecido. Graças a essa urgência pelo novo, em pouco tempo, o que era ponta de linha tecnológica transforma-se em peça de museu e, na nossa concepção, ganha um charme vintage irresistível.

Os queridos Rafaella e Marcatto, da Libretto, também pensam assim. Tanto que sua mais nova série de cadernos artesanais é inspirada em fitas VHS, aquelas que enrolavam no vídeo cassete e que você tinha que rebobinar para não pagar multa na locadora ao devolver o filme alugado.

São cinco títulos disponíveis: Laranja Mecânica, Kill Bill, O Poderoso Chefão, Star Wars – O Império Conta-Ataca e Pulp Fiction. O produto tem capa dura e mede 18x10cm, tamanho semelhante ao das fitas originais. O miolo contém 160 páginas de papel Pólen Soft 80g.








Nós já temos os nossos preferidos: Laranja Mecânica e Pulp Fiction. Quem quiser comprar, é só enviar email para contato@librettodebolso.com. Custa R$ 30,00 + frete.

Coluna Garfo&Foco: Bolo Cosmopolitan



No dia que fizemos a sessão de fotos sobre bolos, assamos 3 bolos diferentes: um nega maluca (chocolate com chocolate), um de maracujá e esse aqui, cheio de história. Queríamos ter diferentes texturas e cores de produto final para render boas fotos.

Receita original é de uma amiga da Letícia e de tão bom acabou virando clássico na família.

A massa é muito boa, leve e tem como diferencial que em lugar de leite usa-se iogurte natural. Na receita original ia macã, uva passa, nozes e açúcar com canela, e era assim que ela fazia até começar a preparar a sessão de fotos com a Gabi, quando entraram na jogada alguns cranberries, blueberries e physales passas e com eles a vontade louca de mudar a receita e trocar a uva por outra passa: escolhemos a cranberrie por ser um bocadinho mais ácida que o blueberry e menos que a physales. Já que haviamos trocado a uva, resolvemos logo trocar tudo, manter a massa mas mudar o sabor do bolo.

Fizemos as seguintes substituições: Nozes por amêndoas – Maça por pêra - Uva passa por cranberries passa - Açucar com canela por açucar de laranja.

Feitas as substituições, pensamos, ual, laranja+cranberries… ficou quase um cosmopolitan…

Com vocês, a receita do Bolo Cosmopolitan



Ingredientes

Massa




¾ xícara (chá) de manteiga
1 xícara de acucar
2 ovos
2xícaras (chá) de farinha de trigo
1 copo de iogurte natural
1 colher (sopa) de fermento
1 colher (sopa) de bicabornato de sódio
¾ de xícara de amêndoas fatiadas
¾ de xícara de cranberrie passa


Recheio



2 peras em fatias finas
½ xícara (chá) de amêndoas
½ xícara (chá) de cranberrie
½ xícara (chá) acucar de laranja

Para fazer açucar de laranja basta juntar as raspas de ½ laranja à 1 xícara de açúcar.


Modo de fazer




Massa

Bata o açúcar com a manteiga até dissolver bastante o açúcar. Junte os ovos inteiros e bata até dobrar de volume.

Acrescente o iogurte e depois a farinha, aos poucos. Bata bem, até a massa ficar aerada e leve.

Acrescente as amêndoas e os Cranberries.

Por fim misture o fermento e o bicabornato de sódio.

Montagem



Em uma forma untada despeje metade da massa.

Sobre a massa disponha uma camada de peras fatiadas, sobre ela amêndoas, cranberries e então o açucar de laranja. Finalize com o restante da massa.

Leve ao forno pré aquecido na temperatura máxima até que o bolo cresça (aproximadamente 10 minutos – evite abrir o forno neste primeiro momento).

Abaixe então a potencia do forno – agora é o momento da massa cozinhar por dentro (+ ou – 20 minutos) – e só então abra o forno e espete a massa com um palito longo para se certificar de que está assada (se o palito sair limpo, está assada).

Se você quiser um bolo mais coradinho, deixe mais alguns minutos para ele corar um pouco.

Espere esfriar, desenforme e polvilhe com acucar de laranja!



Garfo & Foco é um projeto de fotografia de comida e food stylist idealizado por Gabi Butcher e Letícia Massula . Por aqui, as meninas aparecem quinzenalmente com receitas para encher os olhos e abrir o apetite.

Garotas Tipográficas




"São 12 fontes que você precisa conhecer. 12 tipografias que fizeram história. E que ninguém seria demitido ao usá-las no trabalho. 12 garotas que irão te apresentar a esse mundo maravilhoso". É mais ou menos assim que o ilustrador italiano Simone Massoni apresenta sua série Chicks & Types, que é um calendário para deixar 2012 mais apimentado. A cada mês, uma de suas mulheres ilustradas apresenta uma tipografia, sendo que os caracteres são ancorados pela inicial de seus nomes.

















Para quem gostou, tem tudo aqui.

Cores Animadas

Ok Go é uma banda bacana que produz clipes criativos e divertidos. Quem não se lembra da coreografia feita em esteiras? Pois bem, desta vez eles aparecem associados ao Sesame Street – a raiz norte americana do nosso conhecido Vila Sésamo – num stop motion que explica o conceito das cores primáriase como se formam as secundárias.



O responsável pelo vídeo foi Al Jarnow, um renomado animador da PBS que não produzia nada novo há 25 anos.

Para quem se empolgou com a história, há um jogo didático, mas que não deixa de ser engraçadinho.

Design para Dançar



A designer e ilustradora Amy Rodchester quase transformou passos em padronagens quando criou pôsteres para um festival de dança que aconteceu em New Castle.





Inspire-se e faça bonito na festinha do final de semana!
[Via]

Back to Light



A lista da tal "maldição dos 27" ficou mais extensa com a entrada de Amy Winehouse. Foi cedo, foi triste, mas deixou como lembrança canções incríveis entoadas por uma voz potente, muita polêmica, e claro, um visual marcante. Como é de se imaginar, sua aparência ainda inspira bastante gente, e essa influência vai muito além das caricaturas em festas à fantasia, graças a Deus. O topetão daquela que se inspirava nas divas vintage virou luminária pelas mãos dos portugueses da Delightfull. São duas versões: uma para mesa e outra em coluna. Faltou apenas uma adaptação para cozinhas, cômodo que volta e meia era o cenário em que Amy aparecia em suas letras, aos prantos, jogada no chão e acompanhada de algumas garrafas.






[Via]