Editorial - 2011 Para Ontem



Os dias são urgentes, tudo deve ser instantâneo. “Para ontem!” Essa expressão, que toca no passado para acelerar o presente, foi o nosso ponto de partida para criar imagens de moda que simulam a coexistência de tempos verbais em meio à velocidade da nossa época. Foi, é, será. Evidentes como nunca nas passagens de um ano para o outro.

Além de um editorial, Para Ontem comemora a parceria com a dupla Stephanie Padilha e Alan Alves, do coletivo Tea for Two, assim como ilustra o mandamento para 2011 [e para a vida, né?]: ame!

Para acompanhar todas as fotos, basta clicar na imagem abaixo. Assim que surgir ampliada, veja as demais passando o mouse em cima da figura e guiando-se pelas plaquetinhas “próxima” e “anterior”. Se você está no reader, venha para o site!



Deixamos 2010 por aqui e retornamos a partir de 10 de janeiro. Ótimo 2011 para todos!

Bombando no Natal - Granadas na Árvore



O título deste post foi desenhado ao pé da letra pelo coletivo inglês Dorothy. Saem as tradicionais bolinhas efeitando a árvore, entram granadas prateadas para que a noite de Natal seja bombástica. Porque bom humor é essencial em qualquer ceia e troca de presentes!


Vestidas para Matar


Uma das características marcantes nos looks dos anos 1950 é a feminilidade. Essa delicadeza é um ingrediente para o forte contraste da série de imagens criadas pela artista Kelly Reemtsen. Usando tinta a óleo, ela combina o refinamento estético daquela época a elementos pesados como serras elétricas, machados e tesouras de jardinagem, entre outros. O resultado é um clima irônico que nos leva a pensar que essas moças, cujos rostos nunca aparecem, estão prestes a seguir os passos de Leatherface.







No site da Kelly tem mais dessa série, além de outras ilustrações com influências sessentistas e menos misteriosas.

Design Vintage de Mimmo Castellano



Um design bem executado é aquele que continua sendo bom mesmo com o passar do tempo. Assim são os trabalhos do designer gráfico e fotógrafo Mimmo Castellano. Na ativa desde os anos 60, suas criações funcionam muito bem até os dias de hoje. Estes posteres, por exemplo, caberiam na parede do mais moderninho dos escritórios





Imagem: reprodução

Via Designer Daily

Calendário Ilustrado para 2011



O próximo ano já está às portas. Na certa, você já recebeu como brinde algum tipo de marcador para se organizar em 2011. E também é quase certeza que a maioria desses "presentes" não se salva. Graficamente falando, são quase uma versão estática de um Power Point de estrelinhas e mensagens de otimismo. Ah se fossem parecidos com o trabalho da designer Erin Jang! Baseada em Nova York, ela desenvolveu um simpático calendário que traz uma imagem como representação de cada mês, de acordo com a lógica dos lados de lá.



E se uma versão verde-amarelo acontecesse, como seriam os nossos 12 ícones?
Imagens: reprodução

Aproveitando o embalo, já viram as agendas que a Muquito preparou para 2011? Você pode escolher se vai querer que seus próximos 365 dias sejam brancos, amarelos ou azuis.



Gostou? Os calendários da Erin, assim como outros produtos, podem ser comprados neste link. E a moça avisa que as tiragens são limitadas. Já as agendas da Muquito, podem ser adquiridas aqui.

Pocket Show Supernova

Com a proposta de descobrir, orientar, promover e divulgar novos talentos da moda e design em Belo Horizonte, a Supernova realizou um trabalho com cinco estilistas: Jéssica Diógenes, Luciana Couto, Viviane Modesto, Pedro Embiruçu e Raphael Ribeiro.

No dia 14 de dezembro, esse time de novos profissionais realizou um pocket show apresentando coleções para o inverno na casa Chicletes com Guaraná. Para isso, contaram com a coordenação do stylist e produtor Rodrigo Cezário e da consultora em marketing style Natalie Oliffson.

O Binóculo não poderia deixar de marcar presença num evento bacana como esse, que apresentou mais que um desfile, uma mostra de conceito.


Viviane Modesto no comando da Miró kids

Luciana Couto, reaproveitando materiais de partes de automóveis

Pedro Embiruçu com sua coleão Future Love Dangerous

Jéssica Diógenes buscou referências nas bonecas Matryoshkas

Raphael Ribeiro apresentando o tema Heterogêneo

O talentoso estilista Raphael Ribeiro, nos contou um pouco sobre sua coleção, que teve como referência o tema Heterogêneo. Trata-se de uma continuidade da exposição realizada pelo Supernova durante o Minas Trend Preview de Inverno 2010, cujo tema era água. "Quando fui pensar sobre água, não queria a parte lúdica ou poética. Queria falar sobre algo 'politicamente correto', mas não no sentido sustentável. Eu não usei o plástico com esse intuito. Gosto do material e tanto ele quando a água são translúcidos. Era esse link que eu precisava", comenta. A palavra Heterogêneo surgiu quando Raphael pensou na relação física entre a água e o lixo – tirando todas as questões políticas envolvidas – e como esses dois elementos se comportavam juntos. " Foi quando me veio a imagem dessa mistura heterogênea, do lixo dentro da água e dessa possibilidade de identificá-los. Por isso decidi estampar uma imagem real de lixão e trabalhar com o plástico (translúcido como a água) por cima das peças estampadas", explica.




Além dessas formas, o estilista buscou outras maneiras de representação como fio de nylon para simular a água. Ele conta que a ideia surgiu durante um banho, quando notou a semelhança entre o material e o líquido que caída do chuveiro. Outra simbologia foram os saquinhos plásticos que criavam um movimento muito parecido a água nos rios. "Para a balaclava com aplicações desses saquinhos, pensei no caos que essa mistura gera ao planeta e até mesmo no afogamento de uma pessoa nesse desespero da água te consumir. E essa água é representada por um ‘suposto’ lixo, no caso, o saquinho plástico", define.
O shape tem a referência da moda praia antiga. Maiôs masculinizados que lembram roupa de luta livre mexicana e biquínis simples em formato de triângulo, com calcinha parecendo "calçola da vovó".

Fotos:
Bureau de moda, Bárbara Magri e Leca Novo

Outro Coletivo



Tesoura, cola e revistas de várias décadas são parte do processo criativo do Outro Coletivo. O projeto é idealizado pelos designers gráficos e especialistas em Processos Criativos em Palavra e Imagem, Amanda Coimbra e Maurílio Maia. A dupla possui um interessante trabalho experimental e realiza oficinas focadas em processos manuais, com destaque para colagem. Os títulos são sugestivos como “Gesto estampado” e “Imagens violadas”. Para eles, aquela técnica proporciona uma amplitude criativa muito grande, assim como é capaz de condensar, numa mesma página, elementos de diferentes temporalidades. No vídeo a seguir, você conhece mais detalhes.



Mais do Outro Coletivo na internet:
Twitter | Facebook | Flickr

Ilustrações de Gottardo


Verdade seja dita: muita gente se apoia no minimalismo com preguiça de desenvolver ideias, acreditando numa suposta elegância que, no final das contas, não passa de uma criação vazia. Não é o caso do ilustrador Alessandro Gottardo. Esse italiano mostra que formas simples, combinações de cores sutis e uma certa dose de surrealismo são capazes de conferir um ar interessante à sua maneira de trabalhar sob a ótica do "menos é mais". Ele é vencedor de alguns prêmios como a medalha de ouro no The Society of Illustrators New York em 2009 e possui como clientes The New York Times, The Wall Street Journal e TIME, entre outros.







imagens: reprodução

Pare de me Ignorar



No final de outubro, fizemos um post sobre uma intervenção que chamou a atenção de quem passava pela Praça da Estação, em Belo Horizonte. Chamada de “Pare de me ignorar”, a obra de Fernanda Gomes convidava o expectador a entrar numa sala onde ocorria um desfile projetado num telão em tamanho real. Os personagens digitais reagiam de acordo com as ações da plateia.

Agora, a artista lança o catálogo dessa instalacão, reunindo fotos e textos. O lançamento será dia 18 de dezembro na Mini Galeria, a partir das 17:00 horas. Na ocasião, será exibido um vídeo com as reações do público que visitou a obra.

Serviço:
Mini Galeria
Av.Cristóvão Colombo, 550, sl 27, Savassi

Binóculo para ODD - Stop Motion



Para falar sobre uma loja que tem em seu nome as palavras "objetos de design", nada mais adequado que utilizar seus próprios produtos. E se o espaço em que eles estão é incrível, a possibilidade de cenários para contar uma história é imensa.

Foi assim que começamos a pensar no stop motion que fizemos para a ODD - Objetos de Design. Entre cerâmicas de linhas perfeitas circulam tipografias irregulares, com recortes manuais. Um contraste que possui em comum o "feito à mão" em todo o processo: os primeiros esboços de um produto/a tesoura para desenhar uma letra/o movimento gerado a partir de fotos sequenciais.





Contando com mais de 1200 fotos, o resultado ficou assim:

Roteiro: Carolina e Renato Loose
Fotos: Mariana Baeta e Renato Loose
Edição: Carolina e Renato Loose
Música: The Whitest Boy Alive - 1517 [instrumental]

Agradecemos muito à Ana Bahia, idealizadora da ODD, por ter nos escolhido para realizar esse trabalho. Quem venham os próximos!

Lispector Verão 2011



A Lispector, loja que fica na Savassi e que frequentamos há um tempo, desde quando era na Galeria 810, lançou um vídeo muito bacana para o Verão 2011. Em uma de nossas visitas, o Victor, proprietário da marca, já havia nos adiantado que o conceito seria folk, cheio de sutilezas. O resultado surpreendeu tanto que conversamos com ele para que pudesse passar mais detalhes sobre a concepção. Olha que interessante!

"Minha inspiração veio mesmo da minhas origens, que são todas de fazenda dos meus avôs e da minha infância. De um tempos pra cá, não ando casando mais com toda essa indústria de consumo exagerado, descartável e acelerado. Comecei a pensar nas questões da reciclagem de peças do passado e isso foi ao encontro do trabalho da estilista Bruna Foreaux, que tem um acervo incrível de família. Ali tem uma estória que pode ser recriada e fazer parte de outras pessoas. Ela customizou várias peças, inclusive bordados feitos por suas próprias mãos, e deu uma nova vida a essas peças que ainda merecem ser usadas! Reinventando-as em um mundo já saturado delas e que anda bem escasso de novidades.

Acho que chegamos num estado industrial tão forte e cruel que nós, profissionais da moda, temos a obrigação de fazer esse papel e mandar o recado: 'hey, você já percebeu como estamos ficando robotizados e cada dia mais angustiados?' Andei pensando muito sobre isso. A volta às origens rurais ou folk num, termo mais fashionista [risos], me fez pensar mais nas coisas orgânicas e menos artificiais. Não quero levar uma vida hippie anos 70, mas quero leveza e suavidade nas coisas. E preciso ter tempo para o tempo! E me preocupar mais com uma produção menor de peças, com acabamento mais delicado. De me preocupar com a reciclagem de sobras de materiais e fazer coleções menores e mais bem trabalhadas.

Na Lispector era assim no começo. Não quero fabricar 100 peças iguais e ver meus clientes uniformizados na rua, ou mesmo enxergá-los como um cifrão. Cada ser é um ser! Tenho pensado muito sobre a abertura do meu atelier, de poder desenhar o que realmente tenha algum sentido e poesia....é preciso mais doçura nessa vida.

Não podemos mais fechar os olhos e ficarmos com atitudes e comportamentos burgueses, que pra mim, estão falidos e não fazem mais sentido neste século. Como digo no final do vídeo: nem tudo que temos de puro merece ser abandonado".

Toda essa sensibilidade pode ser vista no vídeo a seguir. Reserve alguns minutos do seu dia e desacelere. Faz bem!


Concepção: Victor Charlier
Produção: Bruna Foreaux
Assistente: Arthur Camargos
Modelo: Izabela Ribas
Vídeo: Fábio Lamounier e Paula Dante
Música: Bunny in a Bunny Suit - Simone White

ODD + Binóculo



[UPDATE]
Quem levou a Fisheye 2 foi...


Parabéns, @tielly! Por favor, entre em contato conosco por email para combinarmos os detalhes da entrega. E aí, já escolheu qual vai ser a cor da sua câmera?

E a todos que participaram, nós agradecemos!

[/UPDATE]

Quem gosta de imagens que fujam do convencional não pode ficar fora desta! Numa parceria com a ODD - Objetos de Design -, vamos sortear uma Fisheye #2. Diferente de sua versão #1, vem com um pequeno visor que ajuda a ter uma ideia de como ficará o quadro. Essa câmera faz parte do clã lomográfico e a curvatura de sua lente proporciona uma distorção de formas e cores. Olha só do que ela é capaz!



Divertido, né? Pois então, o vencedor vai poder escolher um entre os três modelos a seguir. A câmera já é demais e numa embalagem destas fica melhor ainda!





Para participar, basta seguir a ODD e o Binóculo no Twitter, além de postar o seguinte RT: Vou fotografar muito com a lomo Fisheye #2 que o @binoculo_in e a @loja_odd estão sorteando http://tiny.cc/3ppkd

Boa sorte, gente! Resultado na quarta-feira.

Lisztomaniac



Quando os franceses do Phoenix lançaram Lisztomania, será que imaginavam a sua carga viral? Talvez. Em várias cidades do mundo aconteceram ações em torno daquele hit. Vídeos simples, com pessoas dançando de um jeito despretensioso se espalhavam rapidamente. No mês passado, a banda esteve aqui em BH. Dias antes do show, a turma do I Love Bubble recebeu uma proposta via Twitter: "e se vocês fizessem uma versão dessa mobilização?". A pergunta virou projeto e deu início a um dos filmes mais legais de toda essa série lisztomaníaca.
Além de muito bem produzido, também funciona quase como um cartão postal da cidade, mostrando belos ângulos da capital mineira.

Workshop Lomo



Foi-se o tempo em que termos como Supersampler, Oktomat ou LC-A causavam estranhamento. Holga e Diana já não soam apenas como nomes de tia. Hoje, para ter uma lomo, você não precisa mais recorrer ao seu amigo que foi dar uma volta "no estrangeiro" ou buscar esses produtos em listas obscuras de email, também conduzidas por quem tinha contatos fora do país. Ainda bem! E aqui em BH, na ODD, você não apenas encontra diversos modelos de câmeras e acessórios como também tem a chance de aprender a lidar com essas belezuras.


O workshop Let's Lomo chega à sua segunda edição no próximo dia 11. A primeira aconteceu em setembro e nós estivemos por lá registrando tudo. Desta vez, a parceria com a fotógrafa Carou Araújo se repetirá durante a aula ministrada entre 15 e 17 horas do sábado que vem.

São 30 vagas. A inscrição custa R$ 25,00 e para garantir a sua participação, basta enviar seus dados para o email odd@objetosdedesign.com.br

E fiquem de olho no Binóculo durante a semana, que, em breve, vamos ter novidades relacionadas a essas belas maquininhas fotográficas.

Samba Club + Binóculo



[UPDATE]
RESULTADO DA PROMOÇÃO

E a vencedora é...

Parabéns, Anatimmsoares, o pessoal da Samba vai entrar em contato com você para a retirada das suas camisetas!

[/UPDATE]

Natal chegando... resolvemos presentear a nossa audiência com dois sorteios numa mesma semana. Desta vez, a parceria é com a Samba Club, uma marca super criativa de camisetas. E para quem andou reclamando que nas outras promoções só as mulheres podiam participar – bobagem né? mesmo os acessórios sendo femininos, os rapazes podiam muito presentear suas namoradas, amigas, irmãs. Agora tem para todos! O sortudo receberá em sua casa duas camisetas Samba Club. E melhor, vai poder escolher dentro do catálogo disponível da marca.

Participar é muito simples, olha só:
1 - Curta as páginas do Binóculo e da Samba no Facebook
2 - Siga o Binóculo e a Samba no Twitter
3 - Dê RT nessa frase, incluindo a URL: vou ganhar duas camisas da @sambaclub via @binoculo_in http://kingo.to/nfh

O resultado sai na segunda, dia 6. E se você, além de concorrer ao prêmio, quiser presentear seus amigos, usando o código BINOCULO você terá 15% de desconto em suas compras no site da Samba até o dia 4!
Participem e boa sorte!
:)